Lançado o Projeto Piloto "Libras, um novo jeito de aprender a ler e escrever"

As escolas municipais Maria Pinheiro de Castro e Umbelino Rebelo estão recebendo o projeto piloto "Libras, um novo jeito de apreender a ler e escrever" coordenado pela Professora Especlista em Psicopedagoga Clínica e Institucional e Instrutora de Libras: Maria do Socorro Mirando Sousa e executada pela Professora Especialista em libras: Maria Ozana da Silva Abreu. O público alvo é Crianças e Adolescentes Surdos e ouvintes do 6º ano da manhã. 4º e 5º ano tarde. No período de maio a dezembro de 2018.

Na manhã desta sexta-feira, 11 de maio, aconteceu a primeira aula na Escola Municipal Umbelino Rebelo e a tarde será a primeira aula na Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro.

O projeto justifica-se pela demanda de crianças e adolescentes surdos matriculadas na rede municipal de ensino, as quais em sua maioria não são alfabetizadas em libras como sua primeira língua, a partir do contato com a língua em libras, observamos a riqueza de conhecimento contido na aprendizagem do aluno surdo, constatamos a dificuldade que os mesmos encontram na comunicação e/ou linguística, desta forma, a Libras é o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção do surdo na sociedade, enfim, o trabalho a ser desenvolvido pelos professores da área educacional que trabalham em prol do reconhecimento e cumprimento da legislação, no que se refere à obrigatoriedade da língua em Libras na Grade Curricular de Ensino. Desta feita, inicia-se o trabalho como forma de aguçar a curiosidade e o gosto em aprender uma língua desconhecida.

Faz-se necessário conhecer e entender que a surdez é uma experiência visual que traz ao surdo, a possibilidade de constituir sua subjetividade por meio de experiências cognitivas/linguísticas diversas, mediadas por formas de comunicação simbólica e alternativa, as quais encontram na língua de sinais, seu principal meio de concretização.

A metodologia das atividades deste projeto serão realizadas através de apresentação de: fichas, cartaz, gravuras, datilologia e prática usando libras em diálogos diversos, utilizando os conteúdos estudados em situações vividas no cotidiano como: café da manhã, saudar alguém, comprar alguma coisa, ir ao restaurante ou lanchonete, conversar com um médico, ir ao banco e etc.

Lançado o Projeto Piloto "Libras, um novo jeito de aprender a ler e escrever" Lançado o Projeto Piloto "Libras, um novo jeito de aprender a ler e escrever" Reviewed by SME Esperantina on 09:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Colabore com nosso trabalho, deixando seu comentário.

Tecnologia do Blogger.