Prova Brasil avalia 6,5 milhões de alunos da educação básica em todo país

Seis milhões e meio de alunos em todo o Brasil farão as Provas entre os dias 23 de outubro até 3 de novembro. A prova faz parte do sistema de avaliação da educação básica do Ministério da Educação.

Em Esperantina (Rede Municipal) a aplicação da Prova Brasil iniciou hoje, quarta feira dia 25 de outubro, e cerca de 987 anos do 5º e 9º ano da zona rural e urbana estão aptos a responder as questões de português e matemática.

Nos testes aplicados, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. Os alunos terão uma hora e 40 minutos para responder as perguntas de português e matemática. Vinte minutos para preencher o gabarito e meia-hora para concluir um questionário com informações pessoais, como renda da família e hábitos de leitura.

A Prova Brasil é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Prova Brasil avalia 6,5 milhões de alunos da educação básica em todo país Prova Brasil avalia 6,5 milhões de alunos da educação básica em todo país Reviewed by SME Esperantina on 07:44 Rating: 5

Nenhum comentário:

Colabore com nosso trabalho, deixando seu comentário.

Tecnologia do Blogger.