Professores que participaram dos cursos do GDE e ERER reuniram-se com representantes do CLAM do Rio de Janeiro
O encontro aconteceu no Pólo da UAB, prédio da UESPI em
Esperantina. O objetivo foi fazer uma avaliação sobre os referidos cursos. O
CLAM e as demais Instituições que Coordenaram ERER, mas especificamente o GDE,
há vários meses vem percorrendo todo o Brasil fazendo um diagnóstico e ouvindo
os participantes sobre a importância da temática desenvolvida.
No Piauí foram escolhidos dois Polos da UAB/UAPI para esta
avaliação, Esperantina na Região Norte do Estado e Floriano na Região SUL.
De acordo com os técnicos do CLAM, Lucas Tramoto e Aureliano Lopes, o Governo Federal quer saber dos
cursistas por todo Brasil se a temática apresentada nos cursos foi de grande
relevância e quais os resultados possam ser tirados dessa experiência.
O GDE por sua vez visava
sensibilizar profissionais da educação que atuam no ensino público, no que
concerne às desigualdades baseadas em gênero, orientação sexual e raça/etnia no
Brasil, capacitando-os/as para trabalhar transversalmente sobre estas questões
no cotidiano escolar. Já o ERER visa
capacitar professores para trabalhar em sala de aula o Ensino da África uma vez
que a lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 determina a inclusão no currículo
da Rede oficial de Ensino, fundamental e médio, em instituições públicas e
particulares à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira
e Africana
O curso foi dividido em módulos e foram abordadas cinco temáticas:
gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência e
participação juvenil.
Professores que participaram dos cursos do GDE e ERER reuniram-se com representantes do CLAM do Rio de Janeiro
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