Secretária de Educação de Esperantina reuniu-se com a comunidade Malhada do Meio e explicou a situação da escola local

A Secretaria Municipal de Educação de Esperantina Célia Ibiapina, acompanhado do Supervisor José Américo e da Coordenadora Sônia Nóbrega estiveram na última quinta-feira, dia 21 de junho, reunidos com as famílias da comunidade Malhada do Meio. O objetivo da reunião foi para discutir assuntos relacionados a reconstrução da escola daquela comunidade.

É importante lembrar que os serviços de reforma da escola desta comunidade iniciaram  no mês de março deste ano. 
Como as aulas seriam interrompidas, para que os operários pudessem realizar o seu trabalho, a direção da escola conversou com as famílias e entraram em consenso para que as aulas pudessem acontecer na casa da Associação de Moradores da comunidade, até o término da obra, tendo em vista que a previsão era de que a mesma seria concluída em três meses.
Atualmente os serviços desta obra estão atrasados, pois a mais  de um mês foram supensos. 
Este foi um dos motivos pelos quais a Secretária de Educação reuniu-se com as famílias da comunidade e fez os seguintes esclarecimentos: 
 Estava projetado a reforma completa com adequação de ambientes escolares da Escola Haidê Rebelo. No entanto após o início das obras os operários perceberam que estrutura do prédio estava em precárias condições, que talvez fosse necessário demolir e construír uma nova estrutura. A empresa então informou a Secretaria de Educação sobre a situação.
Uma equipe foi formada, e três engenheiros, acompanhados do Secretário de Infraestrutura e do representante da Secretaria de Educação, fizeram uma vistoria técnica para avaliar o imóvel. Essa equipe atestou que a opção mais adequada era a demolição total de todas as paredes, dada a fragilidade de toda a estrutura, ou seja praticamente a escola deveria ser reconstruida, pois o que ainda poderia ser aproveitado eram apenas os alicerces, e ainda com o reforço de cintas e pilares de concreto.
Como o projeto inicial não previa a demolição total das paredes, a empresa interrompeu os serviços e solicitou que a Prefeitura tomasse as medidas necessárias para reformular o projeto e resolver o mais breve possível a situação. 
A Prefeitura, através da Secretária de Educação já tomou as medidas necessárias para que as obras desta escolas sejam reiniciadas o mais rápido possivel. No entanto, devido o acréscimo de serviços que serão necessários, o setor de engenharia precisou fazer novo levantamento destes serviços, elaborando um outro projeto, com isso o custo desta obra tambem sofreu significativo aumento. Desta forma, a situação teve que ser encaminhada ao setor de licitações para que o mesmo possa tomar as medidas legais cabíveis para o caso, de forma que o Prefeito autorize a empresa a retomar os serviços.

A outra pauta discutida nessa reunião foi as condições em que os alunos estão assistindo suas aulas na casa da Associação de Moradores.

A Secretária de Educação Célia Ibiapina entende que a comunidade precisava ser ouvida sobre o caso e que as condições de atendimento dos alunos não é adequada. Pediu a compreensão das famílias, pois, conforme já foi dito, está tomando as providências necessárias, juntamente com o prefeito, para que as obras da escola sejam reiniciadas o mais breve possível, tranquilizando a todos de que a escola será construída ainda este ano. Informou ainda que  autorizou a realização de alguns serviços na casa onde,  provisoriamente, estão acontecendo as aulas, para melhorar as condições de atendimento aos alunos. 










Secretária de Educação de Esperantina reuniu-se com a comunidade Malhada do Meio e explicou a situação da escola local Secretária de Educação de Esperantina reuniu-se com a comunidade Malhada do Meio e explicou a situação da escola local Reviewed by SME Esperantina on 18:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Colabore com nosso trabalho, deixando seu comentário.

Tecnologia do Blogger.