Equipe da Educação define Equipe Técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas – (PAR) de Esperantina.

A Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim reuniu-se na última segunda-feira, 16 de maio com os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação para a formação da equipe técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas – PAR - 2011/2014 em Esperantina.

A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

A equipe da Secretaria Municipal de Educação escolhida ficou assim definida: A Secretária Vilma Amorim, os Coordenadores José Américo, Antônia Quaresma, Elissandra Pontes, Célia Ibiapina, Sônia Nóbrega e Francisca Maria (Maninha).

Nos próximos dias serão definidos os nomes de dois professores e um diretor, um representante de pais de aluno ( Rede Municipal de Ensino) e representantes de outras instituições (setor público e privado)

O PAR é um instrumento de planejamento e gestão. Ele é dividido em quatro áreas: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos. Os planos estaduais e municipais devem apontar os objetivos a serem alcançados para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


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