Equipe da Educação define Equipe Técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas – (PAR) de Esperantina.
A Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim reuniu-se na última segunda-feira, 16 de maio com os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação para a formação da equipe técnica que vai elaborar o Plano de Ações Articuladas – PAR - 2011/2014 em Esperantina.A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).
A equipe da Secretaria Municipal de Educação escolhida ficou assim definida: A Secretária Vilma Amorim, os Coordenadores José Américo, Antônia Quaresma, Elissandra Pontes, Célia Ibiapina, Sônia Nóbrega e Francisca Maria (Maninha).
Nos próximos dias serão definidos os nomes de dois professores e um diretor, um representante de pais de aluno ( Rede Municipal de Ensino) e representantes de outras instituições (setor público e privado)
O PAR é um instrumento de planejamento e gestão. Ele é dividido em quatro áreas: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos. Os planos estaduais e municipais devem apontar os objetivos a serem alcançados para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


A equipe da Secretaria Municipal de Educação escolhida ficou assim definida: A Secretária Vilma Amorim, os Coordenadores José Américo, Antônia Quaresma, Elissandra Pontes, Célia Ibiapina, Sônia Nóbrega e Francisca Maria (Maninha).
Nos próximos dias serão definidos os nomes de dois professores e um diretor, um representante de pais de aluno ( Rede Municipal de Ensino) e representantes de outras instituições (setor público e privado)
O PAR é um instrumento de planejamento e gestão. Ele é dividido em quatro áreas: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos. Os planos estaduais e municipais devem apontar os objetivos a serem alcançados para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.


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