Professores do município participaram de Curso “Diversidade Textual: Os Gêneros na sala de Aula”









Somente o ser humano é capaz de comunicar-se através da linguagem oral. Partindo disto, encaramos a atividade verbal como essencialmente humana que se passa até certo nível mediante os signos de uma língua, movidas por intenções internas e externas. Os indivíduos, então, procuram estabelecer, através da linguagem, uma relação dialógica com o outro. s ações que desempenhamos na sociedade na qual estamos inseridos são respaldadas em diferentes formas de linguagem, pois gesticulamos, falamos, escrevemos, dançamos, desenhamos, pintamos, esculpimos, entre tantas outras formas, que se moldam em gêneros
textuais a depender da função social que exercemos em determinada situação no contexto social específico.

Partindo desse contexto teve início em julho de 2010 em Esperantina o Curso Diversidade Textual: os Gêneros na Sala de Aula.
Refletir sobre os gêneros como objetos de ensino-aprendizagem, atendendo a necessidade de formação contínua dos professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, foi o principal foco.

O Curso foi decorrente de uma parceria da Prefeitura de Esperantina e Universidade Federal de Pernambuco junto ao Governo Federal - MEC. Em Esperantina o curso teve como tutora a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação professora Maria dos Santos, com encontros periódicos com os professores. Onze professores de língua portuguesa da Rede Municipal de Ensino participaram do curso que teve carga horária de 120h/aulas e foi dividido em três módulos com aulas nos dias 29 a 31 de julho, de 10 a 12 de setembro e de 12 a 14 de novembro.
A apresentação de projetos didáticos elaborados pelos os cursistas marcou o encerramento do curso na manhã da última terça-feira (16/11) no auditório da UAPI com a presença da secretária municipal de educação Vilma Amorim, diretores das escolas do município e a equipe da coordenação pedagógica.

“O curso teve como objetivo desenvolver ações de formação de professores e contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Acreditamos que desta forma estamos caminhando para uma mudança na forma de se trabalhar a língua materna e também em outras disciplinas já que a Língua Portuguesa se faz presente em todas as interações sociais e em todas as disciplinas. Estou muito feliz com a participação desses professores no curso” garantiu a Secretária de Educação Vilma Amorim.
Professores do município participaram de Curso “Diversidade Textual: Os Gêneros na sala de Aula” Professores do município participaram de Curso “Diversidade Textual: Os Gêneros na sala de Aula” Reviewed by SME Esperantina on 11:27 Rating: 5

Nenhum comentário:

Colabore com nosso trabalho, deixando seu comentário.

Tecnologia do Blogger.